The Elder Scrolls V: Skyrim é um RPG eletrônico sendo desenvolvido pela Bethesda Game Studios e publicado pela Bethesda Softworks. É o quinto jogo da série The Elder Scrolls, seguindo The Elder Scrolls IV: Oblivion. Foi lançado em 11 de novembro de 2011 para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows.
Skyrim se passa duzentos anos depois dos eventos de Oblivion, na terra de Skyrim. A província irrompeu em uma guerra civil depois que um de seus reis ter sido assassinado. Paralelamente, o deus Alduin, que assume a forma de um enorme dragão, surgiu para destruir o mundo. O personagem do jogador é um dos últimos Dovahkiin (Nascido do Dragão), que deve derrotar Alduin para salvar Skyrim da destruição.
Jogabilidade
Skyrim(Tambem conhecido como Chaves RPG) mantém a tradicional jogabilidade de mundo aberto encontrada na série The Elder Scrolls.[1] O jogador é livre para andar pela terra de Skyrim a sua vontade, tanto a pé quanto a cavalo. Em Skyrim há cinco grandes cidades, vários pequenos vilarejos,[2] grandes extensões de regiões selvagens e montanhas. Cada vilarejo e cidade possui sua própria economia, que o jogador pode manipular ou sabotar se escolher fazer isso.[2] Ao visitar as cidades, o jogador pode completar atividades como cozinhar, agricultua, cortar madeira e mineração, como também aceitar trabalhos para ganhar dinheiro.[2] Qualquer trabalho que um NPC pode realizar também pode ser feito pelo jogador.[3] O nível do jogador aumenta quando suas habilidades aumentam. Dezoito habilidades estão presentes em Skyrim, e o sistema de classes de Oblivion foi removido.[4] Benefícios são capacidades específicas de cada habilidade, organizada em um sistema de grupo de ramificações chamado de "árvores de habilidades". Cada aumento de nível permite que outro benefício seja colhido. Existem 280 benefícios, e agora é possível passar do nível 50, mas a uma taxa muito reduzida.[5] O HUD na tela apenas aparece quando a vida, energia ou magicka do jogador estão se esgotando. Itens e esquemas de equipamentos podem ser salvos por um menu de rápido acesso, e o menu de inventário na tela de pause é apresentado em uma sobreposição em estilo bússula;[1] enquanto que no inventário, o jogador pode girar e se aproximar dos itens adquiridos.[6]
Armas podem ser criadas pelo jogador em uma forja, e são atribuídas a cada mão individualmente, permitindo empunhamentos duplos.[7] Ao custo de energia, o jogador pode correr e pular. Escudos podem ser usados para bater, e tempo certo é necessário para bloquear um ataque com o escudo. Cada tipo de arma possui vantagens específicas e papéis; como exemplo, o jogador ganha a habilidade de movimentos de finalização. Há mais de oitenta e cinco tipos de feitiços, que podem ser usados em formas de combate à distância e perto. Tipos de feitiços possuem qualidades específicas; um feitiço congelante diminui e drena energia, enquanto um feitiço de fogo causa danos prolongados através da queima, que também pode atear fogo ao ambiente.[8] Jogadores podem equipar um feitiço por mão e poderão recarregar feitiços antes de lançá-los para maior poder.[2] Ao praticar tiro com arco, as flechas demoram mais para serem puchadas do que nos jogos Elder Scrolls anteriores, porém fazem um dano maior. Por isso, flechas são caras e consideradas raridades. Um jogador equipado com um arco pode usá-lo defensivamente em combates corpo a corpo, em um movimento de contra-ataque. O jogador pode ser furtivo, e jogadores não-jogáveis (NPCs) se alertam se os movimentos do jogador forem detectados.[8]
Skyrim faz uso do sistema de inteligência artificial Radiant AI criado para Oblivion, que foi melhorado para permitir que NPCs "façam o que eles quiserem sob parâmetros extras".[9] O sistema melhorado permite maior intereção entre os NPCs e seu ambiente; NPC's podem realizar tarefas como agricultura, moagem e mineração no mundo do jogo. Os NPC's podem interagir com o personagem do jogador através de conversas, e podem pedir favores e treinar o personagem, ou desafiar o personagem do jogador para um duelo. Eventos como duelos são encontros gerados randomicamente, pegando influência do jogo anterior da Bethesda, Fallout 3. Skyrim introduz o sitema Radiant Story, que governa aventuras e como elas funcionam. Aventuras paralelas são dinamicamente alteradas baseadas nas ações do jogador, e são feitas para as habilidades e progresso do jogador no jogo. Como exemplo, o jogador pode ser envidado para um calabouço que não foi explorado anteriormente, e enfrentar inimigos que são derrotados com mais eficiência com o estilo de combate preferido dele.
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